--- layout: post title: Como utilizar o MS Word / OpenOffice correctamente tags: - Personal improvement - Português status: publish type: post published: true meta: _edit_last: '1' --- O povo português não sabe utilizar o Microsoft Word — já para não falar de que nem conhecem o OpenOffice, uma versão gratuita que faz o mesmo ou melhor — e, pior que isso, gosta de não o saber utilizar! Hoje saí duma discussão com o meu pai sobre isso mesmo e não sei bem em que posição cada um fica. Eu já escrevi sobre o tema, desta vez vou abordar o assunto em português para não deixar ninguém de fora. Obrigado ao meu pai por me motivar a escrever sobre o assunto.

Estrutura

[caption id="attachment_81" align="alignnone" width="260" caption="MS Word styles"]MS Word styles[/caption] O Word suporta estilos. Já existem alguns predefinidos para se usarem logo. Se quiser, pode mudar a formatação ao seu gosto, mas mude o estilo, não o texto em si. Assim assegura que todo o texto é uniforme e a semântica do seu documento. Quando tiver de utilizar o documento entre plataformas diferentes (entre Word e Openoffice, por exemplo), a frustração é muito mais pequena.

Conteúdo gerado

[caption id="attachment_80" align="alignnone" width="465" caption="Generated content"]Generated content[/caption] Uma das vantagens de usar os estilos de que falei é o conteúdo gerado ser feito de forma automática e simples. Apenas indique os parâmetros necessários e a aplicação gera automaticamente o conteúdo. Melhor que gerá-lo é actualizá-lo com apenas um clique — botão direito do rato em cima do conteúdo e pedir para o actualizar. Mai nada!

Alguns conselhos

  1. Não separe os parágrafos com <Enter>'s a mais. Defina no seu estilo que quer uma margem diferente e dê-lhe um valor mais generoso.
  2. Simplifique as suas listas. Não arraste os manípulos para trás e para a frente, vai acabar por alterar a sua estrutura e depois é mais difícil tornar a endireitar.
  3. Tabelas super simples. Pode escolher as formatações automáticas sem qualquer problema. Se quiser criar um estilo único, use um estilo para tabelas e use-o sempre. Dêem também espaço suficiente nas células das tabelas.
  4. Não usem WordArt nem molduras de página. Por favor.
  5. Mantenham margens de página acima dos 2,5cm para ser mais fácil de ler.
  6. Se tiverem um uso consistente e relativamente uniforme do Word, considerem criar templates, com os estilos já todos definidos. Assim não precisam mais de se preocupar com a formatação de cada vez que criam um documento novo.
Percam algum tempo a conhecer as ferramentas que usam, elas são simples, apenas precisam de procurar. Para aqueles mais ávidos e dispostos a levar o conceito de preparação de documentos mais ao extremo, dêem-se ao trabalho de usar LaTeX. Eu uso-o e vale mesmo a pena. Mantenham este conjunto de guias e orientações mais rico, comentem. Contribuam para a melhor produtividade do nosso Portugal.